1. O que é o BDA?

R: O BDA é uma instituição financeira pública criada ao abrigo do Decreto 37/06 de Julho de 2006, com o objectivo de apoiar o crescimento económico sustentado do país. O BDA está orientado para o aumento da riqueza nacional, a melhoria contínua do bem-estar das populações e a construção e consolidação da economia do país. Nesta perspectiva, o BDA constitui-se num instrumento privilegiado para o financiamento do desenvolvimento da economia nacional à luz do Programa de Desenvolvimento Económico e Social do Governo e da Estratégia Nacional de Desenvolvimento de Longo Prazo.

 

2. Quais são os investimentos financiados pelo BDA?

R: Nesta fase de arranque o BDA está a financiar apenas projectos que estejam enquadrados nas seguintes cadeias produtivas:

  • Cadeias produtivas do milho e do feijão
  • Cadeia produtiva do algodão
  • Cadeia produtiva da indústria dos materiais de construção

 

3. Porque é que o BDA só está a financiar apenas projectos que estejam inseridos nas cadeias produtivas do milho e do feijão, algodão e indústria dos materiais de construção?

R: O BDA, nesta fase de arranque, está a realizar operações-piloto. O Governo defeniu como prioridade para estas operações o financiamento das cadeias produtivas do milho e do feijão, do algodão e da indústria dos materiais de construção. Entretanto, tão logo termine o período das operações-piloto, o BDA irá financiar outras cadeias produtivas.

4. O que é que não pode ser financiado pelo BDA?

R: Não são passíveis de financiamento pelo BDA projectos que não estejam enquadrados nas cadeias produtivas priorizadas pelo governo.

5. Quem pode obter financiamento no BDA?

R: Podem obter financiamento do BDA pessoas singulares e colectivas angolanas, organizadas ou não em cooperativas ou consórcios, que desenvolvam actividades de produção de bens e serviços em Angola.

6. Aonde se deve dar entrada do projecto para obter o financiamento do BDA?

R: Os pedidos de financiamento poderão dar entrada directamente na agência central do BDA, sita na Avenida 4 de Fevereiro nº 113 em Luanda. Futuramente, pedidos de financiamento de valor inferior a US$ 5.000.000,00 (cinco milhões de dólares americanos) poderão dar entrada junto dos bancos comerciais credenciados.

7. Quais são os procedimentos necessários para se ter acesso ao financiamento do BDA?

R: Consulte por favor: como ter acesso ao crédito

8. Quais são as operações de financiamento realizadas através de instituições financeiras credenciadas?

R: Os bancos credenciados poderão fazer recurso a fundos do BDA para financiar projectos inseridos nas cadeias produtivas aprovadas pelo BDA num montanteaté USD 5.000.00,00 (cinco milhões de dólares americanos).

9. Quais são as instituições financeiras credenciadas como repassadoras de recursos do BDA?

R: Consulte por favor: instituições

10. O BDA financia a aquisição de máquinas, equipamentos e viaturas?

R: Sim, mas na condição de que sejam novos e inseridos em capital fixo. 

11. Quais são os requisitos mínimos para solicitar financiamento ao BDA?

R: São requisitos mínimos para solictar fiananciento ao BDA os seguintes:

  • regularidade com obrigações fiscais, laborais e creditícias;
  • garantias suficientes e adequadas;
  • sistema de contabilidade organizada e actualizada;
  • capacidade técnica e de gestão, incluindo assistência técnica capacitada caso necessário;
  • domínio do processo produtivo, incluindo uso de tecnologia adequada;
  • suprimento adequado de inputs certificados;
  • esquemas de comercialização, armazenagem e transporte adequados;
  • disponibilidade para colaborar no processo de difusão tecnológica;
  • interesse em adoptar processos produtivos modernos resultantes do esforço de prospecção e pesquisa;

12. O BDA faz o acompanhamento da execução do projecto? 

R: Sim. No caso de empreendimento financiado directamente pelo BDA, é realizado um acompanhamento sistemático da execução física e financeira, de acordo com o cronograma, verificando desvios de rota que possam ser corrigidos, evitando reflexos negativos ao projecto. O aporte de recursos de outras fontes também é observado, assim como os indicadores de desempenho da empresa executora do projecto e do grupo empresarial ao qual pertença.

No caso de operações de financiado pelos bancos credenciados, o acompanhamento é realizado pela instituição financeira credenciada que operacionalizou o financiamento em conjunto com o BDA.

13. Que taxas de juro pratica o BDA?

R: O BDA está neste momento a praticar uma taxa de juro de 6.7% ao ano, incluindo para os financiamentos efectuados através dos bancos credenciados. A taxa de juro é revista periodicamente.