Organização Interna

A organização interna do BDA está segregada por órgãos executivos, de apoio e auxiliares e consultivos do Conselho de Administração:

Órgãos de Controlo

Gabinete de Compliance

Função: Assegurar que as acções dos órgãos de gestão, da estrutura directiva e dos colaboradores estejam em conformidade com as leis, normas e procedimentos que as regulam e cumpram as regras, os códigos de ética e de conduta em vigor, preservando-se assim a imagem e reputação do Banco.Tem ainda a missão de certificar a idoneidade e integridade de colaboradores do banco e entidades com as quais o banco se relaciona, conduzindo acções due diligence conforme se mostre necessário, bem como a observância pelo banco das normas relativas com a prevenção do branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo.

 

Gabinete de Auditoria Interna

Função: Assegurar a manutenção de elevados padrões na gestão do BDA, de unidades e sistemas, zelando pela adequação e cumprimento das normas e pela integridade, exatidão e validade dos controlos.

 

Gabinete de Gestão de Riscos

Função: Consiste em efetuar a análise e o controlo dos riscos associados à atividade do Banco. Esta área tem os seguintes domínios de trabalho:

  • Risco de Crédito, Mercado e Negócio;
  • Risco Operacional, de Liquidez e Reputacional.

 

Núcleo de Controlo Cambial

Função: Assegurar o cumprimento estrito da legislação e regulamentação cambial no processamento das operações realizadas pelo Banco, bem como o rigor no registo das operações cambiais e o seu reporte ao BNA.

Órgãos Consultivos e Auxiliares

O Conselho de Administração dispõe de órgãos consultivos e auxiliares, consoante se mostre necessário. A composição e atribuições de cada órgão consultivo e auxiliar são estabelecidos em regulamento próprio aprovados por ordem de serviço do Presidente do Conselho de Administração, conforme deliberação do Conselho de Administração. O Comité de Controlo Interno, o Comité de Gestão de Risco e a Comissão de Recursos Humanos são presididos por Administradores Não Executivos.

Ver Comités e Comissões do Conselho de Administração

Órgão de Negócio

Direcção de Originação e Avaliação de Projetos

Função: Identificar e estudar oportunidades de negócios para o Banco, a partir da triagem de propostas remetidas ao Banco e da avaliação das necessidades da economia, promovendo a estruturação dos projectos financiáveis para efeitos de avaliação e para instrução dos correspondentes processos de candidatura a crédito. Assegurar a realização da avaliação técnica, económica e financeiras dos projectos propor a estrutura de financiamento dos mesmos e fazer a avaliação do risco inicial da operação, para o efeito de apreciação pelo Comité de Crédito. Esta área segrega-se em três domínios:

 Esta área segrega-se em três domínios:

  • Agências;
  • Departamento de Originação
  • Departamento de Avaliação de Projetos

 

Direcção de Administração do Crédito

Função: Consiste em administrar e cobrar os créditos concedidos, mobilizando os recursos e competências necessários, com vista a obtenção de compromissos dos elementos envolvidos no processo para a optimização de resultados

Esta área segrega-se em dois departamentos:

  • Departamento de Administração do Crédito
  • Departamento de Operações do Crédito

 

Gabinete de Fiscalização de Projectos

Função: Consiste em coordenar a realização oportuna das acções de fiscalização independente dos projectos financiados pelo Banco, e a sua execução, conforme demandadas pelas áreas do Banco, nomeadamente as de negócio, de modo a assegurar-se sobre a sua adequada implementação ou operação, bem como a elaboração dos correspondentes relatórios.

 

Gabinete de Recuperação do Crédito

Função: Consiste no desenvolvimento de acções tendentes a recuperação dos créditos concedidos que o Conselho de Administração tenha orientado o seu tratamento no âmbito da recuperação de crédito, quer estejam registado em contas patrimoniais, quer em contas extra-patrimoniais, em articulação com a Direcção de Administração do Crédito e o Gabinete Jurídico.

Direcção de Finanças

Função: Assegurar uma adequada estrutura de fontes e aplicações de recursos, bem como executar e controlar as operações de pagamentos e recebimentos do banco e gerir a sua tesouraria.

Esta área segrega-se em dois departamentos e duas secções:

  • Departamento de Gestão Financeira
  • Departamento de Operações Bancárias
    • Secção de Operações Bancárias;
    • Secção de Operações com o Estrangeiro.

 

Gabinete de Operações Estruturadas

Função: Identificação e captação de financiamentos, interno e externo, bem como a realização de acções que sustentem a melhoria do relacionamento do Banco com instituições financeiras internacionais.

Esta área tem os seguintes domínios de trabalho:

  • Captação e Gestão de Linhas de Crédito;
  • Financiamentos Estruturados; e
  • Cooperação e Relações Internacionais.
Órgãos de Apoio Operacional/Suporte

Gabinete de Contabilidade e Controlo de Operações

Função: Assegurar, conceber, organizar e controlar a contabilidade e os correspondentes registos das operações financeiras do Banco. O Gabinete tem os seguintes domínios de trabalho:

  • Contabilidade;
  • Análise e Controlo de Operações; e
  • Fiscalidade.

 

Gabinete de Estratégia e Planeamento

Função: Coordenar a elaboração das propostas dos seus principais instrumentos de gestão, nomeadamente os Planos Estratégicos, os Planos de Negócios, os Planos Anuais de Atividades e das propostas de orçamentos, monitorar a sua implementação e assegurar a elaboração dos respectivos relatórios de execução. O Gabinete tem ainda a missão de elaborar propostas de políticas e programas de financiamento do Banco, assim como promover a realização de ações de pesquisa, investigação e estudos que sustentem a melhoria da actuação e do desempenho do Banco e o relacionamento com instituições internacionais.

O gabinete tem os seguintes domínios de trabalho:

  • Estudos e Estratégia; e
  • Planeamento e Avaliação.

 

Gabinete Jurídico

Função: Dar orientação de natureza jurídica aos órgãos do Banco, bem como defender os interesses do Banco por meio de acções em juízo ou fora dele.

Esta área segrega-se em dois domínios de trabalho:

  • Assuntos Jurídicos Financeiros e Operacionais;
  • Assuntos Jurídicos Institucionais.

 

Gabinete de Organização e Sistemas de Informação

Função: Velar pela optimização da estrutura orgânica e funcional do Banco, bem como a adequação dos seus processos, procedimentos e sistemas de informação e a dotação de manuais, visando a racionalização, simplificação, uniformização e normalização dos seus serviços.

O Gabinete tem os seguintes domínios de trabalho:

  • Normalização e Qualidade;
  • Racionalização.

 

Direcção de Tecnologias de Informação e Comunicação

Função: Apoiar a implementação do Sistema de Informação que assegure a qualidade e o tratamento de dados e informações de apoio à tomada de decisão, bem como participar na concepção, desenvolvimento e implementação de recursos da Arquitectura Aplicacional e da Infra-estrutura Tecnológica, de suporte ao Sistema de Informação do BDA.

Esta área segrega-se em dois departamentos:

  • Departamento de Infraestruturas;
  • Departamento de Desenvolvimento

 

Gabinete de Recursos Humanos

Função: Assegurar a disponibilidade adequada de competências humanas no banco para a realização eficaz das suas funções, assegurando condições de desenvolvimento humano e valorização pessoal.

Esta área segrega-se nos seguintes domínios de trabalho:

  • Recrutamento Selecção e Indução;
  • Formação e Desenvolvimento;
  • Avaliação de Desempenho e Gestão de Carreiras;
  • Apoio Social;
  • Remunerações, Benefícios e Compensações.

 

Direcção de Administração Geral

Função: Assegurar, com racionalidade e eficiência, as condições logísticas que permitam o funcionamento regular de todos os serviços do Banco, provendo condições de trabalho e segurança apropriadas e garantindo o controlo e a gestão integrada dos bens patrimoniais do Banco, bem como os serviços de assistência protocolar às entidades do Banco, no cumprimento das suas funções.

Esta área estrutura-se nas seguintes áreas:

  • Departamento do Orçamento e Contratos;
  • Departamento do Património e Logística; e
  • Secção de Protocolo e Expediente.

 

Secretariado Executivo

Função: Dar suporte às actividades do Conselho de Administração, dos Administradores e do Conselho Fiscal, facilitando o cumprimento das respectivas funções, assim como tratar das relações públicas, responsabilidade social, comunicação e imagem institucional do Banco.

Esta área segrega-se em quatro domínios de trabalho:

  • Apoio Administrativo;
  • Documentação;
  • Relações Públicas & Responsabilidade Social;
  • Assessoria.

 

Gabinete de Marketing e Comunicação Institucional

Função: Coordenação e apoio pró-activo da actividade creditícia do Banco, no quadro das orientações e objectivos estratégicos definidos pelo CAD, assegurando a concepção e a operacionalidade de políticas de marketing, de acordo com princípios de orientação para a satisfação do cliente e maximização da qualidade, inovação de produtos e serviços, impulsionamento da concessão de crédito e incremento de resultados operacionais.