A organização interna do BDA está segregada por órgãos executivos, de apoio e auxiliares e consultivos do Conselho de Administração:
Organização Interna
Gabinete de Compliance
Função: Assegurar que as acções dos órgãos de gestão, da estrutura directiva e dos colaboradores estejam em conformidade com as leis, normas e procedimentos que as regulam e cumpram as regras, os códigos de ética e de conduta em vigor, preservando-se assim a imagem e reputação do Banco.Tem ainda a missão de certificar a idoneidade e integridade de colaboradores do banco e entidades com as quais o banco se relaciona, conduzindo acções due diligence conforme se mostre necessário, bem como a observância pelo banco das normas relativas com a prevenção do branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo.
Gabinete de Auditoria Interna
Função: Assegurar a manutenção de elevados padrões na gestão do BDA, de unidades e sistemas, zelando pela adequação e cumprimento das normas e pela integridade, exatidão e validade dos controlos.
Gabinete de Gestão de Riscos
Função: Consiste em efetuar a análise e o controlo dos riscos associados à atividade do Banco. Esta área tem os seguintes domínios de trabalho:
- Risco de Crédito, Mercado e Negócio;
- Risco Operacional, de Liquidez e Reputacional.
Núcleo de Controlo Cambial
Função: Assegurar o cumprimento estrito da legislação e regulamentação cambial no processamento das operações realizadas pelo Banco, bem como o rigor no registo das operações cambiais e o seu reporte ao BNA.
O Conselho de Administração dispõe de órgãos consultivos e auxiliares, consoante se mostre necessário. A composição e atribuições de cada órgão consultivo e auxiliar são estabelecidos em regulamento próprio aprovados por ordem de serviço do Presidente do Conselho de Administração, conforme deliberação do Conselho de Administração. O Comité de Controlo Interno, o Comité de Gestão de Risco e a Comissão de Recursos Humanos são presididos por Administradores Não Executivos.
Ver Comités e Comissões do Conselho de Administração
Direcção de Originação e Avaliação de Projetos
Função: Identificar e estudar oportunidades de negócios para o Banco, a partir da triagem de propostas remetidas ao Banco e da avaliação das necessidades da economia, promovendo a estruturação dos projectos financiáveis para efeitos de avaliação e para instrução dos correspondentes processos de candidatura a crédito. Assegurar a realização da avaliação técnica, económica e financeiras dos projectos propor a estrutura de financiamento dos mesmos e fazer a avaliação do risco inicial da operação, para o efeito de apreciação pelo Comité de Crédito. Esta área segrega-se em três domínios:
Esta área segrega-se em três domínios:
- Agências;
- Departamento de Originação
- Departamento de Avaliação de Projetos
Direcção de Administração do Crédito
Função: Consiste em administrar e cobrar os créditos concedidos, mobilizando os recursos e competências necessários, com vista a obtenção de compromissos dos elementos envolvidos no processo para a optimização de resultados
Esta área segrega-se em dois departamentos:
- Departamento de Administração do Crédito
- Departamento de Operações do Crédito
Gabinete de Fiscalização de Projectos
Função: Consiste em coordenar a realização oportuna das acções de fiscalização independente dos projectos financiados pelo Banco, e a sua execução, conforme demandadas pelas áreas do Banco, nomeadamente as de negócio, de modo a assegurar-se sobre a sua adequada implementação ou operação, bem como a elaboração dos correspondentes relatórios.
Gabinete de Recuperação do Crédito
Função: Consiste no desenvolvimento de acções tendentes a recuperação dos créditos concedidos que o Conselho de Administração tenha orientado o seu tratamento no âmbito da recuperação de crédito, quer estejam registado em contas patrimoniais, quer em contas extra-patrimoniais, em articulação com a Direcção de Administração do Crédito e o Gabinete Jurídico.
Direcção de Finanças
Função: Assegurar uma adequada estrutura de fontes e aplicações de recursos, bem como executar e controlar as operações de pagamentos e recebimentos do banco e gerir a sua tesouraria.
Esta área segrega-se em dois departamentos e duas secções:
- Departamento de Gestão Financeira
- Departamento de Operações Bancárias
- Secção de Operações Bancárias;
- Secção de Operações com o Estrangeiro.
Gabinete de Operações Estruturadas
Função: Identificação e captação de financiamentos, interno e externo, bem como a realização de acções que sustentem a melhoria do relacionamento do Banco com instituições financeiras internacionais.
Esta área tem os seguintes domínios de trabalho:
- Captação e Gestão de Linhas de Crédito;
- Financiamentos Estruturados; e
- Cooperação e Relações Internacionais.
Gabinete de Contabilidade e Controlo de Operações
Função: Assegurar, conceber, organizar e controlar a contabilidade e os correspondentes registos das operações financeiras do Banco. O Gabinete tem os seguintes domínios de trabalho:
- Contabilidade;
- Análise e Controlo de Operações; e
- Fiscalidade.
Gabinete de Estratégia e Planeamento
Função: Coordenar a elaboração das propostas dos seus principais instrumentos de gestão, nomeadamente os Planos Estratégicos, os Planos de Negócios, os Planos Anuais de Atividades e das propostas de orçamentos, monitorar a sua implementação e assegurar a elaboração dos respectivos relatórios de execução. O Gabinete tem ainda a missão de elaborar propostas de políticas e programas de financiamento do Banco, assim como promover a realização de ações de pesquisa, investigação e estudos que sustentem a melhoria da actuação e do desempenho do Banco e o relacionamento com instituições internacionais.
O gabinete tem os seguintes domínios de trabalho:
- Estudos e Estratégia; e
- Planeamento e Avaliação.
Gabinete Jurídico
Função: Dar orientação de natureza jurídica aos órgãos do Banco, bem como defender os interesses do Banco por meio de acções em juízo ou fora dele.
Esta área segrega-se em dois domínios de trabalho:
- Assuntos Jurídicos Financeiros e Operacionais;
- Assuntos Jurídicos Institucionais.
Gabinete de Organização e Sistemas de Informação
Função: Velar pela optimização da estrutura orgânica e funcional do Banco, bem como a adequação dos seus processos, procedimentos e sistemas de informação e a dotação de manuais, visando a racionalização, simplificação, uniformização e normalização dos seus serviços.
O Gabinete tem os seguintes domínios de trabalho:
- Normalização e Qualidade;
- Racionalização.
Direcção de Tecnologias de Informação e Comunicação
Função: Apoiar a implementação do Sistema de Informação que assegure a qualidade e o tratamento de dados e informações de apoio à tomada de decisão, bem como participar na concepção, desenvolvimento e implementação de recursos da Arquitectura Aplicacional e da Infra-estrutura Tecnológica, de suporte ao Sistema de Informação do BDA.
Esta área segrega-se em dois departamentos:
- Departamento de Infraestruturas;
- Departamento de Desenvolvimento
Gabinete de Recursos Humanos
Função: Assegurar a disponibilidade adequada de competências humanas no banco para a realização eficaz das suas funções, assegurando condições de desenvolvimento humano e valorização pessoal.
Esta área segrega-se nos seguintes domínios de trabalho:
- Recrutamento Selecção e Indução;
- Formação e Desenvolvimento;
- Avaliação de Desempenho e Gestão de Carreiras;
- Apoio Social;
- Remunerações, Benefícios e Compensações.
Direcção de Administração Geral
Função: Assegurar, com racionalidade e eficiência, as condições logísticas que permitam o funcionamento regular de todos os serviços do Banco, provendo condições de trabalho e segurança apropriadas e garantindo o controlo e a gestão integrada dos bens patrimoniais do Banco, bem como os serviços de assistência protocolar às entidades do Banco, no cumprimento das suas funções.
Esta área estrutura-se nas seguintes áreas:
- Departamento do Orçamento e Contratos;
- Departamento do Património e Logística; e
- Secção de Protocolo e Expediente.
Secretariado Executivo
Função: Dar suporte às actividades do Conselho de Administração, dos Administradores e do Conselho Fiscal, facilitando o cumprimento das respectivas funções, assim como tratar das relações públicas, responsabilidade social, comunicação e imagem institucional do Banco.
Esta área segrega-se em quatro domínios de trabalho:
- Apoio Administrativo;
- Documentação;
- Relações Públicas & Responsabilidade Social;
- Assessoria.
Gabinete de Marketing e Comunicação Institucional
Função: Coordenação e apoio pró-activo da actividade creditícia do Banco, no quadro das orientações e objectivos estratégicos definidos pelo CAD, assegurando a concepção e a operacionalidade de políticas de marketing, de acordo com princípios de orientação para a satisfação do cliente e maximização da qualidade, inovação de produtos e serviços, impulsionamento da concessão de crédito e incremento de resultados operacionais.