BDA e Ministério das Pescas e Recursos Marinhos assinam Memorando de Entendimento para promover o financiamento sustentável da Economia Azul

13 de Novembro, 2025
BANNER_news_bda_minpermar

O Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) e o Ministério das Pescas e Recursos Marinhos (MINPERMAR) rubricaram, um Memorando de Entendimento que marca o início de uma nova fase de cooperação estratégica para o financiamento sustentável do sector das pescas e da economia azul em Angola.

O Memorando foi rubricado pelo Exmo. Senhor Presidente do Conselho de Administração do BDA, Dr. Leonel da Silva e pelo Exmo. Administrador Geral do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura (FADEPA), à margem da Conferência Internacional sobre Pesca e Aquicultura Sustentável (CIPAS’2025) que decorreu em Luanda, no dia 5 de Novembro, no Centro de Convenções de Talatona (CCTA).

A assinatura do Memorando surge do reconhecimento mútuo da importância do mar e dos recursos aquáticos para o desenvolvimento económico nacional, e reforça o compromisso das duas instituições com a Agenda 2030 das Nações Unidas, os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Estratégia Nacional para o Mar de Angola 2030 e o Programa de Desenvolvimento Nacional 2023–2027.

Entre outros objectivos, o Memorando visa:

  • A promoção do financiamento de projectos sustentáveis nos domínios da pesca, aquicultura, maricultura, sal, conservação marinha e economia azul;
  • O desenvolvimento de instrumentos financeiros adequados ao sector marinho;
  • O alinhamento das práticas e investimentos aos princípios ESG (Ambiental, Social e de Governança) e aos ODS;
  • A participação estratégica do BDA nas iniciativas e actividades colaborativas do sector pesqueiro.

O Memorando prevê, igualmente, a criação de linhas de crédito azul, adaptadas às necessidades de cooperativas, comunidades pesqueiras, Pequenas e Médias Empresas (PME) e projectos de inovação tecnológica; o apoio técnico e financeiro a projectos-pilotos sustentáveis; a avaliação de risco ambiental e social de empreendimentos marinhos e costeiros; bem como a promoção conjunta de formações, eventos e feiras técnicas dedicadas à economia azul.

Com esta parceria, o BDA reafirma o seu compromisso em financiar o desenvolvimento económico inclusivo e ambientalmente responsável, consolidando a sua actuação como instituição catalisadora da transformação produtiva de Angola.