Regulamento Interno

Regulamento da Comissão de Gestão de Riscos

A Gestão de Riscos é um processo através do qual o BDA identifica, avalia, acompanha e controla sistematicamente os riscos inerentes às actividades de negócio e de suporte operacional, com o objectivo de avaliar a adequação do capital próprio ao seu perfil de risco e de assegurar um crescimento sustentável em cada uma dessas actividades em particular e no seu conjunto. A Gestão de Riscos no BDA é realizada por meio de um conjunto integrado de processos de carácter permanente que visam assegurar uma compreensão apropriada da natureza e da magnitude dos riscos subjacentes à actividade desenvolvida.

Estratégia

A Gestão de Riscos é estrategicamente considerada pelo BDA como um instrumento essencial para a optimização do uso do capital e para a selecção das melhores oportunidades de negócio, visando obter a melhor relação Risco vs Exequibilidade para o seu actual único accionista – o Estado Angolano. A estratégia de risco do BDA está detalhada e incorporada nas respectivas políticas de gestão, onde estão definidos os procedimentos e as pessoas responsáveis por:

  • Identificar, avaliar e estabelecer os limites de exposição ao risco;
  • Monitorizar e controlar os riscos
  • Elaborar, rever e implementar os processos e os procedimentos;
  • Elaborar, rever, implementar e validar as metodologias de avaliação de riscos;
  • Conceber e monitorizar o sistema de informações de riscos;
  • Outros temas.

 Componentes

São componentes da estrutura da gestão de risco os seguintes:

  • Ambiente Interno
  • Estabelecimento de Objectivos
  • Identificação de Riscos
  • Avaliação dos Riscos
  • Acompanhamento e resposta ao Risco
  • Actividades de Controlo dos Riscos
  • Processo de Informação e Comunicação
  • Monitorização do Processo de Gestão de Riscos

Matriz de Riscos e Controlos Associados

O objectivo da Matriz de Riscos e Controlos Associados, devido à atribuição de ponderadores conforme a relevância do risco para cada área funcional e conforme a relevância da própria área em termos de contributo para os resultados como um todo, é permitir uma visão agregada dos riscos definindo o perfil global de risco do Banco.
A Matriz de Riscos e Controlos Associados é revista com uma periodicidade mínima anual pela Administração.

Categorias de Riscos com Controlo Centralizado

Para efeito de identificação, avaliação, acompanhamento e controlo centralizado, o BDA identifica as seguintes categorias de risco: mercado (incluindo risco de taxa de juro e de taxa de câmbio da carteira bancária), crédito, operacional, risco de compliance, risco de sistemas de informação, risco de liquidez e risco de estratégia e reputação.

Funções e Atribuições da Gestão de Riscos

Das funções e atribuições da gestão de riscos integram a Gestão estratégica e o controlo centralizado de riscos (função de controlo e gestão de risco).

Revisão da política

O Gabinete de Gestão de Riscos é responsável pela revisão desta Política sempre que tal medida se revele necessária ou, pelo menos, uma vez por ano, submetendo a sua proposta à apreciação do Comité de Gestão de Riscos para posterior e final deliberação da Comissão Executiva.

Controlos Internos

O cumprimento da presente Política, incluindo a fiabilidade dos sistemas de informação e dos modelos utilizados como suporte para percepção e acompanhamento do sistema de gestão de riscos, deve ser um ponto expressamente contemplado no relatório anual dos controlos internos.