BDA vence Leão de Ouro na Categoria de Melhor Participação-Entidades e Empresas de Domínio Público

28 de Julho, 2025
BANNER BDA FILDA PREMIO 2

Luanda, 28 de Julho de 2025 – O Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA, S.A.) foi distinguido, pela 1ª vez, com o prémio de Melhor Participação – Entidades e Empresas de Domínio Público, na Gala Leões de Ouro, da 40.ª Edição da FILDA, que decorreu de 22 a 27 de Julho.

Esta distinção neste evento de grande referência nacional e internacional representa o reconhecimento público do trabalho que o BDA tem desenvolvido com o objectivo de apoiar o crescimento socioeconómico e sustentável de Angola, contribuindo para o aumento da riqueza nacional, a melhoria contínua do bem-estar das populações, criação de emprego e o fortalecimento da economia nacional.

Sob o lema “Angola que Alimenta, Angola que Produz e Transforma”, o BDA apresentou no seu stand de 144 m², uma amostra dos resultados do financiamento concedido a projectos estruturantes em sectores-chave da economia nos seus 18 anos de existência. Entre os destaques estiveram produtos oriundos de projectos financiados nos sectores da agricultura, pecuária, pescas, indústria transformadora e inovação .

“Este prémio reconhece o esforço contínuo de uma equipa dedicada há 18 anos a financiar o futuro de Angola. O BDA continuará a apostar nos sectores produtivos, promovendo um crescimento económico inclusivo, inovador e socialmente responsável”, afirmou Paula Costa, Administradora Executiva  do Banco.

Durante a sua participação na FILDA, o BDA reforçou também o seu compromisso com os sectores sociais, demonstrando que o crescimento económico pode e deve caminhar lado a lado com a responsabilidade social e ambiental, em alinhamento com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Essa postura reflecte a sua adopção ao Pacto Global, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, tendo como compromisso iniciativas de: (i)Financiamento Verde – linhas de crédito para projectos que promovam a energia renovável, eficiência energética e agricultura sustentável; (ii) Inclusão Social – programas de apoio a pequenos e médios empreendedores, com foco em mulheres e jovens; e (iii) Transparência e Governança – adopção de melhores práticas anticorrupção e promoção da ética nos negócios.

Ao longo dos últimos anos, o BDA tem-se notabilizado como um importante instrumento estratégico para o financiamento do desenvolvimento da economia nacional, em estreita articulação com o Programa de Desenvolvimento Económico e Social do Governo e com a Estratégia Nacional de Desenvolvimento de Longo Prazo

Parabéns a toda a equipa BDA e aos parceiros que tornaram esta conquista possível!

 

Novo Caminho, uma só Equipa.