BDA destaca papel crucial no sector pesqueiro
Na 15ª edição do Café CIPRA, realizada ontem, no Centro de Imprensa da Presidência da República, o Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) reforçou a sua posição como pilar fundamental no financiamento e promoção de investimentos no sector pesqueiro. O evento, que teve como tema “Investimentos no sector pesqueiro e o seu impacto no desenvolvimento económico e social do País”, contou com a presença de altos representantes do governo e instituições chave.
Durante a sessão, o Presidente do Conselho de Administração do BDA, João Quintas, apresentou o volume de créditos concedidos ao sector das pescas que no intuito de suprir a escassez de infraestruturas e equipamentos na cadeia de valor do sector, “o BDA já aprovou 146 projectos avaliados em 96 mil milhões de kwanzas, representando 20% do global da carteira de crédito do banco”, referiu o presidente do banco.
Entretanto, à percentagem mencionada, serão adicionados os investimentos recentemente financiados pelo BDA, como os projectos da Salinas de Calombolo e Alexandre’s House, irão transformar o cenário económico e social das regiões beneficiadas.
Estes projectos, totalizam 81 milhões de euros em financiamento com a criação de novas fábricas e infraestruturas da cadeia de produção, promovendo a autossuficiência do País em produtos essenciais e gerando empregabilidade local.
Para além de divulgar as linhas de financiamento e as condições de acesso ao crédito, João Quintas enfatizou os esforços do BDA na desburocratização do processo de concessão de crédito, tornando-o mais acessível, mais célere e eficiente para os investidores.
A participação do BDA no Café CIPRA é parte do compromisso da instituição em apoiar o desenvolvimento sustentável do sector pesqueiro, contribuindo significativamente para a diversificação da economia angolana e para a melhoria das condições de vida da população.